A Junta de Freguesia de Bucelas vai promover o “Passeio Sénior”, no dia 25 de julho de 2023, para reformados, pensionistas e/ou pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, recenseados na Freguesia de Bucelas com visita às Salinas Naturais de Rio Maior.

O almoço decorrerá no restaurante Quinta das Acácias em Rio Maior, seguido de tarde dançante e lanche.

As inscrições são gratuitas limitadas a 150 pessoas e decorrem de 27 de junho a 14 de julho na Biblioteca Irene, das 09h às 12h e das 13h às 17h

No ato da inscrição deverão ser portadores de Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.

As Salinas de Rio Maior foram classificadas como Imóvel de Interesse Público em dezembro de 1997, estas são as únicas Salinas Interiores existentes em Portugal, isto significa que não estão perto do mar, e também as únicas que se encontram em pleno funcionamento na Europa. A primeira referência à sua existência data de 1177, mas pensa-se que o aproveitamento do sal-gema já seria feito desde a pré-história.

Rodeadas de vinhas e terras de cultivo são consideradas como uma maravilha da natureza, uma vez que o oceano fica a 30 km. O sal é vestígio da presença do mar em épocas remotas. A água, cerca de sete vezes mais salgada que a água do mar, provém de um poço, após passar por uma jazida de sal-gema.