Inserido nas comemorações dos 503 de freguesia e 98 anos de vila de Bucelas, a Junta de Freguesia de Bucelas, no dia 8 de dezembro, inaugurou duas designações toponímicas na vila de Bucelas: o Adro Padre Eduardo de Freitas e o Parque António Queiroz Leitão.

De manhã, após a missa celebrada na Igreja Matriz de Bucelas, em Ação de Graças à Memória dos Falecidos da Freguesia, procedeu-se ao descerramento das placas, com o sentido de homenagear, perpetuar e lembrar a memória daquelas individualidades.

Nas cerimónias, em que estiveram presentes os familiares dos homenageados, fizeram uso da palavra o presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos e a vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão. Foram acompanhados pelos elementos do executivo da Junta de Freguesia de Bucelas, Alexandra Ferreira e João Pedro Costa; a presidente da Assembleia de Freguesia de Bucelas, Carla Brazuna; o vereador da Câmara Municipal de Loures, António Marcelino e amigos dos distinguidos.

Os lugares, com as novas denominações situam-se no centro da vila de Bucelas.

Adro Padre Eduardo de Freitas, no adro da Igreja Matriz de Bucelas e o Parque António Queiroz Leitão na zona de lazer contígua ao Largo Espírito Santo.

O Padre Eduardo de Freitas, nascido em 11/07/1931 e falecido em 25/07/2022, foi pároco na Freguesia de Bucelas durante cinquenta anos e marcou gerações.
Pessoa de elevado valor moral, de trato afável e coração puro.
Para além de obra feita, nomeadamente no restauro da Igreja de Nossa Senhora da Purificação de Bucelas, deixa em todos que com ele privaram a memória de uma pessoa simples, boa, de enorme coração e sempre disponível para ajudar o próximo.

António Queiroz Leitão, nasceu em 19/07/1933 e faleceu em 12/10/2020, foi presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, durante 10 anos, de janeiro de 1986 até dezembro de 1995.
O Sr. Leitão como era conhecido, sempre demonstrou empenho e dedicação na resolução dos problemas da Freguesia de Bucelas com os quais se deparou ao longo do tempo de serviço a esta população.
Destaca-se a humildade, humanidade e a sua sempre disposição de colaboração e responsabilidade.