Decorreu no passado fim de semana mais uma edição da Festa do Vinho e das Vindimas, evento cultural e etnográfico de grande simbolismo para Bucelas, e que proporcionou aos visitantes dias repletos de atividades alusivas à tradição da vitivinicultura.

Durante os três dias, a festa trouxe a habitual alegria e animação, com destaque para os espetáculos musicais, com a atuação de Vera & Mel, Toy, 7 Saias e Augusto Canário. No sábado houve lugar à atuação da Banda Recreativa de Bucelas, do Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta” e do Grupo de Concertinas do G.M. R. da Bemposta. Mostras vitivinícolas, de artesanato e de produtos regionais, provas de vinho, teatro e visitas guiadas ao Museu do Vinho e da Vinha, foram outras, entre muitas atividades.

O desfile etnográfico, composto por 27 carros que relembram as vindimas de outros tempos, foi no entanto, a principal atração da festa. No domingo, pelas ruas de Bucelas, o ciclo do vinho foi aclamado desde a “surriba”, momento em que a terra é cavada para receber a vinha nova, até à taberna, local onde se comercializa o produto final, passando por todo o ritual típico de trabalhar o vinho.

O encerramento da festa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, da vice-presidente, Sónia Paixão, bem como dos vereadores Paula Magalhães e Paulo Piteira, que, no final, trocaram lembranças com os representantes do movimento associativo de Bucelas e com o presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos.

Ricardo Leão não quis deixar de dar “um cumprimento particular a quem faz da festa aquilo que ela é, que é o nosso movimento associativo. A festa é vossa e é feita porque vocês existem”.

Hélio Santos frisou o “sucesso” de mais uma edição, ressalvando que a Festa do Vinho e das Vindimas “é uma festa que tem tradições” e, que por isso, “não vai sair de Bucelas, ao contrário do que se tem ouvido”.

Organizada pela Câmara Municipal de Loures, pela Junta de Freguesia de Bucelas e pelo movimento associativo, esta iniciativa pretende contribuir para a divulgação da identidade cultural da vila, associada à produção de vinho e ao conjunto de artes e ofícios ligados à vitivinicultura.