A aldeia do Freixial voltou a vivenciar a sua festa anual, após 17 anos de interregno.

A S.C.D.R. Os Amigos do Freixial, que reativou a sua atividade associativa em 2022, organizou a Festa Anual do Freixial durante 3 dias, de 30 de junho a 2 de julho.

O Largo do Chafariz acolheu o arraial, zona de refeições, música e outros divertimentos.

No domingo, realizou-se a procissão religiosa em honra de Nossa Senhora da Conceição, acompanhada pela Banda Recreativa de Bucelas que percorreu as ruas da localidade.
Após o cortejo a mesma banda protagonizou concerto no coreto do largo.

O executivo da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos, João Pedro Costa e Alexandra Ferreira, e António Marcelino, diretor municipal da Câmara Municipal de Loures acompanharam a procissão.

A convite da comissão de festas, no sábado, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão e o presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos almoçaram no recinto da festa na companhia do presidente da direção da S.C.D.R. Os Amigos do Freixial, José Machado.