O busto do Dr Henrique Barbas de Albuquerque foi recolocado no Largo Espírito Santo em Bucelas.

A estátua havia sido retirada em 2019 por efeitos da queda do muro de suporte da rua Marquês de Pombal.

Tendo em conta que a estátua já foi alvo de duas deslocalizações, a Junta de Freguesia de Bucelas procedeu ao assentamento da mesma em cima de uma laje de betão armado, fixa a um maciço, também, de betão armado com possibilidade de, eventualmente, poder ser deslocalizada. Foi projetada uma estrutura metálica para suportar e segurar as peças em pedra, sendo o busto seguro e encaixado em duas hastes metálicas. Tiveram de ser adquiridas novas pedras e outras foram reparadas.

O Dr Henrique Barbas de Albuquerque, médico, homem ilustre e benemérito na freguesia de Bucelas e município de Loures foi Delegado de Saúde do concelho de Loures.
Homem honrado, simples e generoso não hesitava em acudir a quem dele precisava para qualquer emergência ou aflição que requeresse atenção médica.
Não aceitava pagamento de quem não tinha condições para o fazer e custeava do seu bolso as despesas de medicamentos dos seus doentes mais desfavorecidos.
Viveu e faleceu em Bucelas. Após a sua morte, a população bucelense prestou-lhe homenagem, em 1965, tendo sido colocado no Largo Espírito Santo o seu busto, em sua memória.