Entre os dias 11 e 13 de outubro, a Festa do Vinho e das Vindimas esteve de volta a Bucelas para celebrar a tradição da vitivinicultura.

Este evento cultural e etnográfico, de grande simbolismo para a região, trouxe muita alegria e animação, proporcionando aos milhares de visitantes dias repletos de atividades: provas de vinho, mostras vitivinícolas, de artesanato e de produtos regionais, folclore, teatro, entre muitos outros momentos culturais e de lazer.

Destaque para os espetáculos musicais, com a atuação dos Pack7, Sons da Terra, Sons do Minho e Quim Barreiros, que foram animando as noites dos convivas que, por ali, aproveitavam para conhecer os diversos produtores de vinho de Bucelas.

Mas a principal atração da festa foi o desfile etnográfico, composto por 27 carros, que relembram as vindimas de outros tempos. No domingo, pelas ruas de Bucelas, o ciclo do vinho foi aclamado desde a “surriba”, momento em que a terra é cavada para receber a vinha nova, até à taberna, local onde se comercializa o produto final, passando por todo o ritual típico de trabalhar o vinho.

O encerramento da festa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, da vice-presidente, Sónia Paixão, bem como dos vereadores Nelson Batista e Paulo Piteira, e do presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos.