Festa do Vinho e das Vindimas

Realiza-se, anualmente, na vila de Bucelas, no mês de Outubro desde 1988. É organizada pelas colectividades da freguesia de Bucelas em paraceria com a Junta de Freguesia de Bucelas e Câmara Municipal de Loures.

Este evento tem feito com que milhares de pessoas visitem anualmente a vila para conhecer e dar vida à tradição da vindima.

Tem como objectivo divulgar a cultura e a etnografia desta região saloia assim como a sua promoção turística.

A música popular, o folclore, o artesanato e as várias exposições fazem parte do programa que tem o seu ponto alto no Desfile Etnográfico, realizado ao domingo.

O desfile alusivo ao vinho e às vindimas, é composto por carros alegóricos, representando as várias etapas da produção do vinho. O ciclo do vinho está presente nos carros que compõem o desfile desde a “surriba”, altura em que a terra é cavada para receber a vinha nova, até à taberna, local onde se comercializa o produto final, passando pela várias tarefas de trabalhar a videira, mas também pela confraternização que era proporcionada no almoço que marcava o fim das vindimas.

São, também, patentes outras actividades ligadas à vinha: tanoeiro, ferreiro, latoeiro e cesteiro.

Acompanham os carros alegóricos, figurantes vestidos com fatos tradicionais entoando canções em que o tema é o vinho e as vindimas.

Festa em Honra do Anjo Custódio da Nação

Realiza-se, anualmente, no 3º domingo de Julho, na vila de Bucelas, desde 1566.

Festa em Honra da Nossa Senhora da Salvação

Realiza-se, anualmente, no dia 15 de Agosto, em Vila de Rei.

Festa em Honra de Nossa Senha da Paz

Realiza-se, anualmente, no domingo mais próximo do dia 24 de Janeiro, na Bemposta.

Festa da Chamboeira

Realiza-se, anualmente, no 1º domingo de Agosto, na Chamboeira.