Associação de Caçadores da Freguesia de Bucelas

  • Morada: Rua Luís de Camões 11, 2670-662 Bucelas
  • Telefone: 21 968 1088
  • E-mail: acfbucelas@gmail.com

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Bucelas

Historial

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Bucelas, tem a sua data de fundação a 26 de Julho de 1891, esta Associação e o seu corpo de bombeiros foram criados em virtude de um enorme incêndio urbano ocorrido na praça Tomás José machado (Bucelas), quando decorria a festa anual em honra do anjo Custódio da Nação. Um conjunto de forças vivas de Bucelas começou então a desenvolver esforços no sentido de minimizar situações idênticas que pudessem ocorrem de futuro e criou a Associação e o Corpo de Bombeiros.

Com mais de 130 anos de história o Corpo de Bombeiros de Bucelas, tem intervindo na freguesia de Bucelas, a maior do concelho de Loures e também a mais florestada. Desde a intervenção em incêndios florestais, quer na freguesia quer no distrito e por todo o país, integrando vários grupos de reforço em incêndios florestais desde a década de 80 do século XX até esta data.

O socorro em acidentes rodoviário é vasto, dado que a freguesia é atravessada pelas estradas nacionais 115 e 116, bem como pela A9 (CREL) e A10, graves têm sido os acidentes onde ao longo dos anos este Corpo de Bombeiros tem intervindo.

O socorro em cheias e inundações, como foi o caso das grandes cheias ocorridas na década de 60 e 80 do século passado, sendo que nas primeiras (Novembro de 1967), faleceram dois bombeiros deste Corpo de Bombeiros no socorro as populações que vivem na zona baixa de Bucelas. Têm vindo a ocorrer cheias de menores dimensões com intervalos de tempo que vão dos dois aos cinco anos, exemplo disso foram as ocorridas a 18 de Fevereiro 2008.

Em virtude de alterações legislativas em Agosto de 2010, esta Associação passou a ter a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros de Bucelas.


APEE _ Associação de Pais e Encarregados de Educação do Parque Escolar de Bucelas


Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Vila de Rei

  • Morada: Sede Velha: Rua 25 de Abril, nº 23 – Vila de Rei, 2670-678 Bucelas, Sede Nova: Rua Camilo Alves Lopes, nº 6 – Vila de Rei, 2670-678 Bucelas
  • Telefone: 219694382
  • E-mail: geral.arcdviladerei@gmail.com
  • Web: http://arcd-viladerei.blogspot.com/
  • Facebook: https://www.facebook.com/arcdviladerei
  • Horário Funcionamento: 12h30 às 15h00 – 20h30 às 22h30
  • Número Associados: 400
  • Atividades Regulares: Bailes, Festas, Festas Temáticas, Almoços Convívio, Biblioteca, Ginástica, Passeios Pedestre, Passeios Convívio, Teatros

Historial

As suas funções como associação têm início em 5 de julho de 1952 com a denominação “Troupe Jazz os Amigos de Vila de Rei”, tendo no início por sede um edifício alugado e como objetivo a dinamização associativa.

Em 1959, a direção em funções comprou essas instalações, sendo estas ainda hoje o centro das suas atividades.

Em 1983, é feita a fusão entre “Troupe Jazz os Amigos de Vila de Rei” e a União desportiva de Vila de Rei.

Também na década de 80 iniciaram a construção da Nova Sede, que atualmente encontra – se em fase de finalização de obras, edifico este que concluído será um excelente espaço de cultura, desporto e recreio.

Foram muitas as atividades que fizeram parte do historial da associação, das quais o futebol, um clube de teatro, marchas populares, ginástica, entre outras.

Atualmente e, nunca esquecendo o aspeto cultural, a associação tem combinado o seu trabalho de âmbito social, cultural e desportivo, realizando várias festas, bailes, excursões, passeios de BTT, Provas de atletismo e um centro de formação de atletismo, que tem formado grandes atletas e que tem trazido muitas alegrias a esta coletividade.

Têm também ao longo de todo o ano à disposição dos seus sócios um espaço jovem (Kallua Bar), bar da Coletividade e sala de jogos.


Banda Recreativa de Bucelas

  • Morada: Rua João Camilo Alves, n.º 21, 2670-661 Bucelas
  • Tel: 933346840
  • E-mail: brbucelas@gmail.com
  • Facebook: https://www.facebook.com/brbucelas
  • Atividades Regulares: Banda Música, Escola Música, Orquestra Juvenil, Bailes, Festas, Zumba, Dança Contemporânea, Hip Hop, Ballet

Historial

A Banda Recreativa de Bucelas foi fundada a 21 de Junho de 1863. Com sede própria e com uma vertente virada para a cultura, tem desenvolvido até à data um vasto trabalho a nível da formação musical, cujo conteúdo pedagógico e didático tem sido reconhecido com os maiores elogios.

Apesar da inexistência de registos da época, sabe-se que os seus fundadores foram Carlos Maria Freire e os seus filhos Augusto e Júlio Freire. No início a coletividade gozou de grande prestígio tendo tido como colaboradores o Marquês de Castelo Melhor, o Visconde de Rio Seco, o Visconde do Paço do Lumiar, e outros ilustres da época, como o último pároco de sua Majestade El Rei D. Manuel II (1908-1910), José Cipriano Borba. Esta associação tem uma Banda de Música com mais de 150 anos de existência ininterrupta, tendo a seu cargo uma escola de música, Orquestra Ligeira e Banda Filarmónica.

A Banda Recreativa de Bucelas é constituída por cerca de 30 elementos, na maioria oriundos da sua escola de música. Atuam em festas e romarias, estando também presentes em todas as manifestações culturais, de beneficência, ou simplesmente, participação em convívios para que sejam solicitadas.

Com mais de 150 anos de existência, a Banda Recreativa de Bucelas teve muitas atividades tais como Cinema, Teatro e Marchas Populares, onde arrecadou sempre o 1º lugar do concurso de Marchas Populares do Concelho de Loures, que levou a Marcha de Bucelas em diversas deslocações por todo o país. Destacamos ainda, o primeiro prémio obtido, na sua classe, a nível nacional, ganho pela Banda Recreativa de Bucelas no Festival EDP de Bandas de Música de 1986. No dia 5 de Outubro de 2010, a Banda Recreativa de Bucelas marcou presença nas comemorações do Centenário da República, promovido pela Câmara Municipal de Loures. Tem sido participante assídua em todos os Festivais Ibéricos, Ciclos de Bandas e Encontros de Bandas organizados pela Câmara Municipal de Loures.


Casa do Povo de Bucelas

Historial

A Casa do Povo de Bucelas é uma instituição de utilidade pública, criada por alvará de 27 de Julho de 1960, conforme artigo 1º do Decreto-lei n.º 23051 de 23 de Setembro de 1933, tendo-se adaptado ao novo regime jurídico em 20 de Junho de 2005, conforme estatutos publicados no Diário da República, III Série n.º174 de 6/09/2015.


Centro de Cultura e Desporto de Vila Nova

Historial

O Centro de Cultura e Desporto de Vila Nova foi fundado em 24 de fevereiro de 1990. Desde a sua fundação que tem como destino principal servir a população desta aldeia e das aldeias circundantes, serviço este que se resume em diversas atividades culturais e recreativas, tais como jogos de cartas, matraquilhos, atletismo, futebol 5, cegadas, etc. Todas as atividades são efetuadas, realizadas, e coordenadas por pessoas desta terra e da direção em regime de voluntário próprio sem qualquer tipo de fins lucrativos.


Clube de Futebol “Os Bucelenses”

Historial

O Clube de Futebol “Os Bucelenses” com mais de 90 anos de existência, foi fundado em 15 de setembro de 1929.

O Clube conta com cerca de 800 sócios ativos. Desde a data da sua fundação o clube já teve as modalidades de hóquei em patins, atletismo, futsal feminino e masculino, sendo atualmente e desde a sua fundação, o futebol 11 a sua maior atividade com escalões desde benjamins a veteranos.


Confraria do Arinto de Bucelas

Historial

A Confraria do Arinto de Bucelas (CAB) foi constituída em ato público no dia 25 de julho de 2008, tendo como objetivos e compromissos:

  • Trabalhar com as Entidades locais pelo reconhecimento de Bucelas como Capital do Arinto, apoiando e divulgando a casta Arinto.
  • Defender e publicitar a tipicidade e o prestígio do vinho Arinto de Bucelas.
  • Proteger e promover a defesa das tradições e o património da região demarcada, tendo como objetivo contribuir para o desenvolvimento das atividades económicas, culturais e turísticas da região de Bucelas.

A Confraria do Arinto de Bucelas, pauta-se pela ambição de manter e desenvolver uma forte posição no mundo Confrádico, materializada num movimento associativo unido em torno de um projeto de âmbito, ação e influência, a níveis regional, nacional e internacional

Agregando competências relativas à dinamização do setor do enoturismo e valorização dos territórios vinhateiros, procuramos reunir sinergias com o apoio do Turismo de Portugal, contribuindo para a coesão da atividade turística no Concelho de Loures.

Marcando uma persistente participação junto de Confrarias congéneres, tanto no apoio e desenvolvimento de atividades, como nas representações em Capítulos e Entronizações, a par do reconhecido apoio que mantém com a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, é a CAB cada vez mais um marco contributivo em escala já considerável para a promoção de Bucelas e da rota enoturística de “Bucelas, Carcavelos e Colares”.

Como associada da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, mantém um forte e empenhado apoio, dinamizando e representando nas mais diversas atividades.

A nível internacional, com uma forte integração na estrutura diretiva do Congresso Europeu das Confrarias Enogastronómicas/Portugal, mantém um forte pendor de representação nas inúmeras atividades nacionais e internacionais.

A Confraria do Arinto de Bucelas registou a marca “Bucelas Capital do Arinto” a 19 de agosto de 2010, renovada a 7 de maio de 2020, o que atesta da sua importância.


Grupo Columbófilo de Bucelas


Grupo Musical e Recreativo da Bemposta

Historial

O Grupo Musical e Recreativo da Bemposta foi fundado em Janeiro de 1951, tendo como objetivo a dinamização Cultural, Recreativa e Desportiva.

Em 24 de Setembro de 1967, é fundado o Rancho Folclórico, pelo qual tem passado centenas de elementos que se dedicam à preservação e divulgação da cultura saloia.

O ano de 1977 assinala um marco importante na vida da coletividade, a construção da atual sede fruto da união e do trabalho do povo da Bemposta. Com a nova sede são criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de novas atividades que vêm satisfazer os associados e a população em geral, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local.

O GMRB tem à disposição dos atuais 400 sócios, um bar, uma sala de jogos, um parque infantil e um campo de jogos. Realiza espetáculos de caráter lúdico e recreativo, exposições temporárias e é uma das coletividades organizadoras da Festa do Vinho e das Vindimas de Bucelas.

Toda esta dinâmica associativa está aliada às novas tecnologias, com a disponibilização de um site on-line, com a presença nas redes sociais e com um canal televisivo na Meo Kanal.

O GMRB foi vencedor do prémio “Melhor CCD Inatel” no ano de 2007 e 2009.

No ano de 2015 recebeu a Medalha de Honra do Concelho atribuída pela Câmara Municipal de Loures.

Desde maio de 2019, o GMRB é membro da rede de associações e clubes para a UNESCO, com a criação do Clube UNESCO da Cultura Saloia.


Instituição de Apoio Social da Freguesia de Bucelas

Historial

A Instituição de Apoio Social da Freguesia de Bucelas (IASFB) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada a 8 de dezembro de 1985, com sede na Rua João Camilo Alves, n.º 2, em Bucelas, Concelho de Loures.

Esta Instituição reconhecida oficialmente como de Utilidade Pública, cuja natureza jurídica é uma Entidade Privada Sem Fins Lucrativos, foi condecorada em 2008 e 2020 com Medalha de Mérito e Dedicação, como resultado da sua evolução e crescimento, bem como da qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.

A IASFB desenvolve uma atividade social centrada no apoio aos idosos, às crianças e à comunidade em geral, através das respostas sociais de Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Creche, Pré-escolar, Cantina Social, Apoio Alimentar proveniente do Banco Alimentar Contra a Fome e do Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC).


Moto Clube Cascata


Núcleo Sportinguista de Bucelas

Historial

Um grupo de adeptos e sócios do Sporting Clube de Portugal, decidiu em meados de 2001 criar um Núcleo, o que veio a concretizar-se em 16 de maio de 2002.

Ao longo destes 18 anos, para além de ser proporcionado a assistência a jogos televisionados, na sede do Núcleo, também foram realizados torneios de Sueca, Damas, Xadrez, Matraquilhos e Snooker.

Desde 2011, o Núcleo tem participado em todas as comissões de organização da Festa do Vinho e das Vindimas, assim como em eventos de comemoração do 25 de abril.

Neste momento a sede, proporciona a continuação de todos os objetivos traçados na Fundação, e está a atual Comissão Administrativa, a preparar-se para dar continuidade às iniciativas de visitas ao Centro de Estágio de Alcochete, assim como ao complexo Alvalade XXI, entre outras hipóteses em análise.


Paróquia de Bucelas

Historial

A Paróquia de Bucelas é uma comunidade católica, pertence à Diocese de Lisboa, Vigararia Loures-Odivelas. A paróquia de Bucelas coincide com a freguesia de Bucelas.

A paróquia tem 4633 habitantes (2011). Bucelas tem por orago Nossa Senhora da Purificação.

O pároco da freguesia detém a intitulação de prior.

A Igreja de Bucelas, matriz desde 1522, foi sagrada em 23 de Janeiro de 1569 pelo bispo de Viseu D. Jorge de Ataíde, que a regera anteriormente.

Uma Confraria dedicada ao Espírito Santo deteve em Bucelas um pequeno hospital/albergue, para assistência aos peregrinos e pobres.

A principal festa religiosa celebra-se no terceiro domingo de julho em honra do Anjo Custódio da Nação portuguesa.

Além da Igreja Matriz, Existem na paróquia os seguintes lugares de culto:

  • Capela de Nossa Senhora da Conceição (Freixial)
  • Capela de Nossa Senhora da Paz (Bemposta)
  • Capela de São Roque (Vila de Rei)

Sociedade Cultural Desportiva e Recreativa “Os Amigos do Freixial”

Historial

Com data de fundação de 01-03-1945 constituída a partir de um grupo de amigos, teve ao longo do seu período de existência várias designações, a inicial com o nome de Sociedade de Beneficência “Os Amigos do Freixial. 

Mais tarde em 24-02-1962 foi aprovada a designação e os estatutos para Sociedade Recreativa “Os Amigos do Freixial”.

Em 20-05-1982 por escritura pública foi constituída a Sociedade com a designação atual.

Ao longo destas 7 décadas de existência foram muitas e diversas as atividades no âmbito cultural e recreativo, no inicio com um grupo de Troup-Jazz para a realização de festas anuais, grupos de teatro amador, marchas para os santos populares, as cegadas carnavalescas, a fomentação da exibição de centenas de filmes por cenógrafo itinerário, promoção de festas de despedida de verão dos veraneantes que por cá passavam as ferias nas pensões, mais tarde a partir da década de 60 foi introduzida a componente desportiva em modalidades como o atletismo, futebol de 11, de salão etc.

Nos finais da década de 70 e inícios da década de 80 por ação de grande parte dos seus diretores e população foram mentores nas obras de construção dos tanques, WCs, parque infantil e coreto, continuando a promover as festas anuais, o atletismo, provas de passeio todo-o-terreno, eleição de Miss Freixial, exposições, promoção de espetáculos vários, incluindo teatro das festas anuais.

A partir de 1979 teve presença regular com o movimento associativo da freguesia na colaboração com a Festa do Vinho e das Vindimas.

Quanto à atividade, a par de muitas outras associações, existiram períodos de crises com maior ou menor extensão, dos quais um na década de 90 com cerca de 7 anos, e esta última de 2008 a 2022 cerca de 14 anos, e que se está a tentar recuperar.


União Cultural e Recreativa de Chamboeira

  • Morada: Rua da Fonte, 18 – Chamboeira, 2670-674 Bucelas
  • Telefone: 219 856 762
  • E-mail: ucrchamboeira@gmail.com
  • Facebook: https://www.facebook.com/ucr.chamboeira
  • Horário de Atendimento: entre as 20:00 e as 24:00
  • Atividades: Bailes, Festas Regionais, Biblioteca, Futebol 7, Ginástica, Passeios Culturais, Teatro
  • Nº de Associados: cerca de 500

Historial

Data de Criação em 1981. Inauguração em Julho de 1989