A vila Bucelas volta a ser palco de um dos maiores eventos culturais de cariz associativo da região saloia, a Festa do Vinho e das Vindimas, que decorre nos dias 7, 8 e 9 de outubro.

Organizada pela Câmara Municipal de Loures, pela Junta de Freguesia de Bucelas e pelo movimento associativo da freguesia, esta iniciativa pretende contribuir para a divulgação da identidade cultural da vila, associada à produção de vinho e ao conjunto de artes e ofícios ligados à vitivinicultura.

A programação inclui uma mostra vitivinícola e de produtos regionais, provas de vinhos, degustações, artesanato, bailes, concertos, exposições, folclore, gastronomia, entre outras atividades.

O ponto alto da festa acontece no domingo, dia 9 de outubro, com o Desfile Etnográfico, que percorre as ruas da vila, composto por carros alegóricos que evocam o ciclo completo do vinho, desde a surriba (plantação de uma vinha nova) até à adega, e os diversos trajes saloios associados a esse trabalho.